SINDROME DE DOR CRÔNICA REGIONAL!!!
- Fernando Duarte
- 17 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
SINDROME DE DOR CRÔNICA REGIONAL!!! (SDCR) constitui importante causa de dor crônica que agrupa patologias semelhantes, como distrofia simpática reflexa, algodistrofia, Síndrome Dolorosa Pós-traumática, causalgia e atrofia de Sudeck, e caracteriza-se pela presença de dor espontânea em queimação, hipersensibilidade, edema, instabilidade vasomotora, alteração da função motora e anormalidades autonômicas (sudorese). idade média dos pacientes acometidos é de 41 anos, com predomínio de mulheres (3:1). É acometido frequentemente os membros. Associa-se em 65% dos casos ao trauma, 19% no período pós-operatório, 2% após processos inflamatórios e 4% após outros fatores, como punção venosa.
Existem muitas dúvidas em relação à sua fisiopatologia, ao curso clínico imprevisível e ao tratamento, por isso é causa de angústia, não só para o paciente, devido à dor muitas vezes incapacitante, como também para os profissionais de saúde envolvidos.
Não é incomum chegar no consultório um paciente com dor, edema e incapacidade funcional apos uma cirurgia ou muitas vezes apos um período de imobilização e ter passado em outros médicos que dizem que nos exames não tem nada que justifique a dor !!! Esse diagnóstico clínico e existe tratamento medicamentoso e terapêutico específico!!!




Comentários